Para obtenção da Licença de Comissário de Vôo, você terá de se matricular, freqüentar e obter aprovação no curso específico para comissários de vôo em uma Escola de Aviação homologada pelo IAC da Agência Nacional e Aviação Civil (ANAC), a fim de cumprir o programa de instrução teórico-prática estabelecido pelo Manual de Curso de Comissário de Vôo, com carga horária de no mínimo 138 horas-aula. Documentos Exigidos para Matrícula na Escola de Aviação : Pré-Condição : 18 anos no mínimo e 2° Grau Completo; Como obter o CCF - Certificado de Capacidade Física ? Os exames necessários ao exercício da atividade aeronáutica estão previstos no RBHA-67 e deverão ser realizados nas Juntas de Saúde dos Hospitais da Aeronáutica ou através de Médicos e Clínicas credenciados.
Desejável 1,60/1,80m (sexo feminino), 1,75/1,85m (sexo masculino), boa relação peso/altura (ambos);
Cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Conclusão do 2° Grau, Comprovante de Serviço Militar, foto 3x4, CCF;
A Grade Curricular compreende as seguintes disciplinas sob responsabilidade da Escola de Aviação :
O Sistema de Aviação Civil Internacional e Brasileiro
Regulamentação da Aviação Civil
Regulamentação da Profissão de Aeronauta
Formação e Atividade do Comissário de Vôo
Relações Interpessoais
Higiene
Medicina Aeroespacial
Primeiros Socorros
Conhecimentos Tecnicos de Aeronaves
Teoria de Vôo
Navegação Aérea
Meteorologia
Segurança de Vôo
Segurança, Emergência, Sobrevivência na Selva, Mar e Extinção de Fogo
Prática de Sobrevivência na Selva
Marinharia
Combate ao Fogo
Passadas as etapas do processo de ensino-aprendizagem, o aluno, aprovado pela Escola de Aviação, deverá estar em condições de ser submetido às provas elaboradas pela ANAC.
Mediante a aprovação em exames prestados à ANAC e de posse do Certificado de Conhecimentos Teóricos - CCT (hoje em dia a ANAC divulga os aprovados em sua banca através do próprio site, não havendo mais a necessidade de emissão do CCT), o candidato poderá, então, ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora.
Selecionado e admitido, o candidato contratado deverá receber instrução no equipamento, respeitados o programa e a carga horária do Manual do Curso de Comissário de Vôo do Instituto de Aviação Civil - IAC.
Instrução na Empresa Aérea :
Instrução Técnica sobre o Equipamento
Instrução Prática no Equipamento, em Simulador ou 'Mock-up'
Treinamento em Vôo
Cumprida a instrução prática e teórica no equipamento, a empresa deverá solicitar, através do Serviço Regional de Aviação Civil - SERAC, o Certificado de Habilitação Técnica em Instrução, com validade de três meses, para então o candidato dar início à etapa de treinamento em vôo.
A empresa oferecerá este treinamento em vôo de no mínimo 15 horas, devendo ser considerada 1 hora para cheque por profissionais credenciados pela ANAC.
Comprovados o treinamento em vôo e o cheque feito, a empresa, através do SERAC, solicitará à ANAC a licença e o CHT permanente do candidato (licença válida por tempo indeterminado e CHT válido por dois anos).
Quem imagina que a função de um Comissário de bordo é somente receber bem os passageiros e lhes dar todo o conforto necessário durante o vôo está enganado.
O Comissário é um técnico em segurança, ou seja, responsável pelo cumprimento das normas e procedimentos de segurança no avião. Para isso ele recebe treinamento prático de sobrevivência na selva e no mar durante o curso inicial, além de familiarização com os equipamentos de emergência disponíveis dentro de cada tipo de aeronave. É claro que o papel de anfitrião a bordo é de suma importância e aí um outro aspecto é relevante nessa carreira: o preparo psicológico. Pelas características do vôo, é comum o passageiro não estar à vontade e isso pode acarretar alterações de comportamento. Cabe ao Comissário saber identificá-las e tomar as atitudes convenientes para mantê-lo relaxado. Não é uma tarefa fácil já que são dezenas ou até centenas de pessoas diferentes, com receios e reações imprevisíveis. Graças a isso, é importante demonstrar equilíbrio, autoridade e simpatia ao mesmo tempo, sem deixar a elegância de lado, uma marca registrada desses profissionais ao longo dos anos. Portanto, nada mais importante que o próprio candidato não tenha receio algum de voar, já que é a sua fisionomia num momento mais crítico que servirá de referência para acalmar os passageiros assustados.
Características Pessoais :
Bom Humor
Entusiasmo
Espírito de Servir
Humildade
Personalidade Participativa
Facilidade de Relacionamento
Apresentação Pessoal
Bilíngue (Inglês/Espanhol/Francês/Alemão/Italiano)
Obs.: A descrição acima é do Sr. Rolim Adolfo Amaro - fundador da TAM, em sua 'Carta do Comandante' de 01.10.2000
A carreira de Aeromoça/Comissário de Vôo é promissora. O transporte aéreo tem um potencial de uso muito grande, visto que no Brasil ele ainda é pouco utilizado. Além disso, existem as companhias estrangeiras, mais exigentes, porém com salários e benefícios mais vantajosos.
Qualquer dúvida, poste nos comentários!
Até breve, comissário!
13 comentários:
ola!! gostaria de saber se ter tatuagen implica em algo pois tenho uma no pé!!e gostara muito de fazer o curso de comíssario, uns dizem que se for pequena não tem nada, outros dizem que tem sim.pode tirar a minha duvida não queria gastar dinheiro ma toa. obrigada
Olá!
É possível que você consiga se tornar comissária de uma companhia nacional mesmo tendo uma pequena tatuagem, desde que ela não apareça (o uniforme tem que cobri-la totalmente).
Complica se for no pescoço pois geralmente o cabelo feminino exigido é curto ou preso.
Já as empresas estrangeiras: muitas não aceitam quaisquer tipo de tatuagem.
vc acha que eu devo arriscar mesmo assim?
sabendo do risco que corro de não ser contratada?poi no pé também aparece né poi o sapato é tipo scarpin né!!e por ex se eu quizer trabalhar pelas empresas aéreas dentro dos aéroportos tem problema?? bju obrigada
Gostaria que alguém pudesse me ajudar... já me formei no curso de comissária e passei na banca da ANAC, mas estou preocupada com a entrevista. As pessoas falam que é muito difícil e tal... Será que é muito difícil msm??? Será que alguém pode me mandar umas dicas??? Obrigada!!!
Prezada Luana,
As entrevistas realmente contam com psicólogos atentos a todos os detalhes. Não é fácil, mas não impossível. O melhor é treinar na frente do espelho, estudar as cias aéreas e fazer um curso preparatório para seleções de emprego.
Há sites que dão muitas dicas e até mostram várias perguntas e possíveis respostas para os futuros comissários.
Um bom exemplo é o Portal Meio Aéreo (www.meioaereo.com).
Espero que te ajude!
meu filho tem 15 anos, cursa ingles com a finalidade de um futuro proximo seguir a carreira de comissario de bordo. mas eu morro de medo da sobrevivencia no mar que ele tera que fazer, caso decida mesmo seguir essa carreira. gostaria que algum profissional desta area, respondesse meu comentario e que me tranquilizasse, quem sabe!!!! desde ja agradeço.
Pai,
Se preocupar com a sobrevivência na selva é como se preocupar com o primeiro dia de aula do seu filho.
Acredito, ainda, que o trauma (para a criança) é muito maior no segundo caso.
Hoje os profissionais são treinados para extrair o máximo dos participantes neste treinamento, mas com muita responsabilidade. Esqueça tudo o que já ouviu falar, senão vai ficar neurótico.
Imagine seu filho embarcando nesta profissão sem preparo. Seria um desastre se o avião tivesse que sofrer um pouso de emergência no mar, por exemplo. O treinamento faz uma simulação do que pode acontecer com o simples propósito de prepara-lo para situações extremas de desgaste físico e mental.
Mais uma vez: fique tranquilo. O treinamento realmente não é fácil (assim como não foi fácil ele "desgrudar" dos pais na época do jardim de infância, lembra?!), mas não é motivo para preocupação - é só um treinamento SUPERVISIONADO POR PROFISSIONAIS.
Um abraço,
Diêmerson
Tenho CCT desde 1999/DAC. Meu código não está sendo localizado pelo sistema da ANAC. Agora, quero entrar na aviação e estou esperando uma resposta da Anac. Alguém já passou por isso?
bom tenho 18 anos,naum tenho curso de inglês só tenho a noção da escola! e tenho vontade de ser uma comissária mais tenho duvidas se esta tarde de mais pra mim?? sera que esta por causa da minha idade?
Bem pessoal, ainda nao vi por aqui nenhum topico que fala a respeito disso e creio que como eu, existem outras pessoas que tbm devem ter esse tipo de duvida..entao la vai...
Gostaria de saber qual a documentacao exigida pelas companhias aereas para assim o futuro comissario ser admitido em tais companhias...
Por exemplo..o que eles pedem..sei o basico que e CPF,RG, CTPS, a licenca de comissario de voo...CFC...e quais outros??/
Por exemplo, certidao negativa da Justica Federal e Justica Estadual..(civel e criminal), algum diploma??O que mais gente???
Desde ja agradeco...e por favor, acho que seria importante aqueles que ja passaram por isso e trabalham em companhias, dividirem com aqueles que planejam ser comissarios, dados tao importantes como estes.
Beijokas e obrigada mais uma vez.
Oi gostaria de saber qual é o nível de inglês exigido, básico ,intermediário ou avançado ? obrigado..
Sonho Lindo,
>> Você não assinou :( <<
O inglês necessário para se exercer a profissão nas cias domésticas geralmente começa pelo nível ICAO 4 (entre intermediário e avançado). As cias internacionais exigem inglês fluente (ICAO 6).
Algumas vezes as cias domésticas rebaixam para nível ICAO 3, mas contando com o compromisso do novo funcionário alcançar o nível ICAO 4 em alguns meses e ICAO 6 em um ano.
Um Abraço!
Diêmerson
Não ser contratado(a) por ter uma, ou várias, tatuagens, expostas ou não, é um ato flagrantemente discriminatório. Caso isso ocorra, procurem um advogado.
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