quinta-feira, 14 de maio de 2009

Por que Comissário de vôo?

Adentrando no mundo das empresas aéreas vemos que os funcionários das mesmas que mais abdicam tempo aos passageiros são sem dúvida os comissários de vôo. Profissão que hoje move pessoas principalmente jovens apaixonados pelo mundo da aviação a ingressarem neste promissor mercado. O fato é, já que a oferta é grande a procura se torna maior ainda e isso faz com que a conquista de uma vaga neste ramo seja completamente competitiva. Todos que desejam uma vaga como comissário de vôo, sabem perfeitamente que as empresas buscam pessoas com diferencias, e estes podem ser os mais variados requisitos.

Primordialmente é indispensável analisar vários pontos para os que querem se tornar comissários de vôo. Aqui no Brasil, a maioridade para egresso na profissão é de 18 anos, ensino médio completo torna-se o grau de escolaridade definido como o necessário, altura e peso compatíveis são obrigatórios, normalmente a altura exigida para comissárias é de no mínimo 1,60cm e para os comissários 1,65cm, o domínio do inglês fluente em fala e escrita é indispensável e obrigatório [Lembrando que a TAM e a GOL não têm uma exigência fixa nesse quesito, nível intermediário é aceitável.] e por último é necessário ter cursado o curso de comissário de vôo em alguma unidade de ensino homologada pela ANAC com carga horária total mínima de 138 horas-aula.

Aparentemente não são tão rígidos os requisitos para os futuros comissários de vôo. Isso é apenas aparência. É uma triagem onde apenas os mais qualificados conseguem a tão desejada oportunidade de voar como comissário de vôo. Analise isso pelo fator de crescimento da aviação comercial mundial. Se hoje empresas de grande porte como TAM e GOL não exigem inglês fluente isso pode mudar no amanhã, já que as mesmas já oferecem destinos internacionais e a tendência só se fixa no crescer das mesmas. Fica claro que a fluência em línguas estrangeiras é um dos fatores que contam mais vantagens aos comissários de vôo. Para nós brasileiros, o domínio do espanhol, francês e italiano é visto como uma grande vantagem na carreira. E o mundo já se prepara para a transformação das potências asiáticas, que tornam o mandarim, o japonês e o árabe, exóticos trunfos para uma possível contratação. Lembrar-se que hoje o número de jovens nas universidades do país anda em pleno crescimento e que nível superior na atualidade é mais que almejo de uma boa colocação no mercado de trabalho, faz com que, também haja no mercado da aviação, a absorção de pessoas capacitadas em nível superior. Então, se você cursa ou já é formado e possuí o diploma superior tenha certeza que isso contará como ponto positivo para você em alguma seleção. Quais áreas de nível superior são mais visadas? Não há em si uma área definida como vantajosa, mas, turismo ou mesmo graduação tecnológica do turismo, hotelaria, enfermagem e ensino de línguas estrangeiras são as que se ligam mais a profissão de comissário de vôo. Porém seja confiante em si mesmo sempre. O mais importante é você adequar-se ao perfil da empresa a qual deseja uma vaga. Você pode ter o básico em preparação e ser admito no lugar de quem é completo profissionalmente, mas não faz perfil para a empresa. Porém, todos nós sabemos, estudar não é atraso e sim trunfos futuros que nós podemos vir a colher.

Novamente voltando aos requisitos, volte a analisar a si mesmo. Observe que a essa interface faz parte da primeira triagem. Após uma admissão você é submetido novamente a uma enorme bateria de exames médicos e exaustivos treinamentos das respectivas empresas. E isso ainda sem contarmos com a avaliação de vôo feito em atividade em alguma rota real da empresa.

Importante é não esquecer que a profissão foi criada para aqueles que desejam e almejam o contato com culturas, povos e línguas diferentes. O comissário de vôo tem de gostar de não ter rotina, tem de ter disciplina britânica para os cumprimentos de horários. Deve ser uma pessoa de fácil conectividade em ambiente de times multiculturais e que se diverte nas mais inusitadas situações sempre com o mais alto profissionalismo. Saber que você deve ser simpático sempre, jovem em espírito, cordial e afável no trato com os passageiros e estar dedicado ao aprendizado constante, torna-se bons indicadores para uma analise de formação a você futuro comissário de vôo.

No mais, bons ventos e nos vemos em algum avião mundo afora!

0 comentários:

Postar um comentário

Quantidade de visitas