quinta-feira, 4 de junho de 2009

Resumo EACON - Bloco I

Resumo dos Simulados da EACON Bloco I

* Tendo em mente o aspecto segurança, os deveres da tripulação, ao iniciar o vôo, serão: o cheque do equipamento de emergência e sobrevivência e o briefing;

* Não há necessidade de pouso de emergência no caso de morte de pax à bordo;

* Visando a segurança dos pax´s, ao serem comunicados que passarão por turbulência, os cms devem suspender o serviço de bordo, travar o compartimento da galley e verificar se os cintos de segurança estão atados;

* As poltronas da cabine de pax são equipadas com cinto de segurança com retenção ventral;

* As aeronaves estão equipadas para, em caso de despressurização,haver o atendimento em tal emergência com a utilização imediata de sistema fixo de oxigênio de emergência;

* A evacuação de emergência compreende o abandono da aeronave em situação de emergência;

* A situação em que há tempo hábil para se determinar a posição que minimiza os efeitos do impacto sobre os pax´s denomina-sepreparada;

* A posição de impacto que deve ser mantida pelo cms, com cinto de inércia apertado, sentado de costas para o nariz da aeronave é braços cruzados e cabeça pressionada para trás;

* O tempo seguro para uma evacuação de emergência é de 90 segundos;

* Exceto em caso de ser evidente, uma evacuação de emergência será autorizada pelo tripulante capacitado na seqüência:comandante, tripulação técnica e comissários;

* Em uma evacuação, constando-se que uma saída não deve ser aberta por haver condições externas adversas, o cms responsável pela mesma deverá permanecer junto a saída em questão e redirecionar os pax´s;

* De acordo com o RBHA-121, as aeronaves com capacidade até 180 pax´s deverão possuir a bordo, para caso de emergência, conjunto de primeiros socorros em número de 3;

* Ocorrendo uma despressurização súbita, a primeira atitude do cms deve ser utilizar a máscara do sistema fixo de oxigênio que estiver mais próximo;

* Não devem ocupar os assentos das janelas de emergência:gestantes, idosos e crianças;

* A seqüência correta para se sair por uma janela de emergência é:perna-cabeça-tronco-perna;

* As saídas que normalmente oferecem maiores restrições em um pouso forçado em terra, na maior parte das aeronaves, são as janelas sobre as asas;

* Ocorrendo qualquer falha no sistema de anúncio de bordo (P.A.) e para orientar pax´s em pouso de emergência, a comunicação deverá ser através dos megafones;

* Num pouso de emergência preparado, havendo um pax paralítico à bordo, o cms deverá acomodá-lo próximo a uma porta, designando um pax a assisti-lo;

* Como medida preventiva de segurança, após a decolagem devemos aguardar para entrar em contato com o cockpit um período de 10 minutos;

* As aeronaves comerciais são, obrigatoriamente, equipadas com um sistema de iluminação normal e outro de emergência;

* Quando ocorrer falha no sistema normal de iluminação as luzes de emergência serão acesas automaticamente. Neste caso, na maior parte das aeronaves há, externamente, iluminação junto às saídas principais e de serviço e nas áreas sobre as asas;

* As portas de uma aeronave podem ser operadas interna e externamente tanto em situação normal quanto de emergência;

* No caso de um pouso de emergência, para se evitar ferimentos,todo material solto na cabine deve ser recolhido e guardado nos toilletes;

* Em situação normal, durante as situações de decolagem e pouso, os cms, por medida de segurança, devem executar com rigos os cheques preparatórios, com relação aos pax´s, cabines, galley´s e toilletes;

* Na eventualidade de se promover o embarque ou desembarque com um dos motores em funcionamento, em qualquer tipo de aeronave,deve-se direcionar os pax´s para o lado oposto do motor em questão;

* O conjunto de sobrevivência no mar é um equipamento obrigatório para aeronaves que efetuam vôos transoceânicos (botes salva-vidas, escorregadeiras-barco e equipamentos infláveis de flutuação – coletes salva-vidas);

* Em relação aos assentos flutuantes, os pax´s deverão levá-los consigo para fora da aeronave e abraçá-los segurando nas tiras apropriadas;

* O colete salva-vidas, em adultos, devem ser ajustados nos ombros e na cintura;

* Em uma situação real de emergência, a instrução que deverá ser ministrada aos pax´s, em relação à utilização do colete salva-vidas, é que estes devem ser inflados quando os pax´s estiverem na soleira da porta;

* Para melhor acomodação dos pax´s, em situação normal, e como prevenção a possível situação de emergência, as bagagens de mão devem ser acomodadas embaixo das poltronas, à frente dos pax´s e nos compartimentos apropriados;

* As aeronaves ou partes da mesma, poderão ser utilizadas como abrigo, entretanto, os sobreviventes só deverão retornar ao seu interior após o resfriamento dos motores e a evaporação do todo combustível derramado;

* A área mais adequada para se instalar um abrigo após um pouso forçado na selva consiste em um local próximo da aeronave, alto, plano, afastado de grandes árvores e também de coqueiros;

* Ao passar um avião no local do acidente, pode-se usar o espelho de sinalização. A aeronave de busca e salvamento, durante o dia, acusará o “recebimento e entendimento” da mensagem balançando as asas horizontalmente;

* Em um pouso forçado em terra, a decisão de abandonar o local do acidente deverá ser tomada imediatamente, pois há possibilidade de explosão;

* Após pouso forçado e consequente evacuação de emergência, o melhor procedimento que deve ser adotado pelos sobreviventes será,se possível, usar a aeronave como abrigo e esperar o salvamento;

* Os sobreviventes de um pouso de emergência em terra, devem dar preferência aos alimentos de origem animal, pois possuem maior valor nutritivo;

* Em uma sobrevivência na selva, pode-se obter água de alguns cipós, porém, dentre estes, deve-se evitar os que produzam líquido leitoso ou amargo;

* Em uma sobrevivência na selva, ao se preparar o local para a montagem de uma fogueira, deve-se observar que a área esteja limpa e a terra seca;

* Após um pouso forçado na selva, as previsões disponíveis devem ser divididas em 3 partes;

* Em caso de sobrevivência no deserto, deve-se usar vestes frouxas e proteção sobre a cabeça, pois previnem queimaduras na pele e poeiras;

* Em locais com fumaças ou gases, os itens necessários para o combate a focos de incêndios, além do extintor indicado e as luvas de amianto são cilindro de oxigênio com máscara full-face ou CAF;

* O oxigênio terapêutico tem como finalidade atender pax´s e tripulantes com insuficiência respiratória;

* Qualquer pax que estiver recebendo oxigênio terapêutico, por tempo prolongado, sofrerá um ressecamento no rosto e nas mucosas. Para minimizar os efeitos deste ressecamento, deve-se dar um copo de água a cada 10 minutos e verificar a necessidade de continuar a aplicação de oxigênio;

* Em um incêndio, a extinção de fogo por abafamento é o método aplicado para se retirar o comburente;

* Após a utilização de um extintor de halon ou de pó químico, para apagar o fogo em poltronas, cortinas, revestimento ou papel, deverá ser adotado o procedimento de rescaldar os resíduos para que não haja reignição do fogo;

* O agente extintor, que devido a sua baixa temperatura poderá provocar queimaduras quando em contato com a pele é o CO2;

* O método de extinção do fogo mais utilizado que consistem em retirar calor do material incendiado é o método de resfriamento;

* Em caso de incêndio à bordo, havendo fumaça densa na cabine, a melhor maneira de se deslocar rumo à saída de emergência será arrastando-se pelo chão, pois junto a este permanece uma camada de ar menos contaminada;

* Havendo foco de incêndio em um toillete e estando a porta do mesmo muito quente, antes de abri-la para combater o fogo, deve-seabrir uma fresta ou fazer um furo na parte superior da porta do toillete e descarregar um extintor de halon, de preferência;

* Como sistema preventivo de fogo nos toilletes existe um dispositivo em seu interior, que é o detector de fumaça;

* O uso de cigarros é expressamente proibido durante os pousos e decolagens, no solo, nos toilletes e nos corredores;

* Os equipamentos de evacuação, para homologação das portas com saídas de emergência são as escorregadeiras;

* Nas aeronaves equipadas com escorregadeiras, o instante adequado para armá-las será no momento em que as portas forem fechadas, antes da partida dos motores;

* Na maior parte das aeronaves, o equipamento auxiliar de evacuação existente nas janelas de emergência, tanto na cabine de comando quanto na cabine principal são as cordas ou tiras de escape;

* O incêndio de classe A tem como combustível madeiras, borrachas e outros materiais sólidos;

* O elemento ativador do fogo é o comburente;

* As formas de extinção do fogo são: abafamento, retirada do combustível e resfriamento;

* O fogo gera calor. O calor desprende vapores e gases q se inflamam, gerando mais calor, mais vapores e mais fogo. Este fenômeno é conhecido como reação em cadeia;

* Combustão ativa é a combustão na qual o fogo se processa em ambiente rico em oxigênio, produzindo calor e chama;

* A água é um agente extintor que não deve ser usado em incêndio de classe C;

* O extintor de água deverá ser usado para combater incêndio causado por madeiras e estofamentos;

* Os incêndios em reservatórios de querosene, aparelhos de computadores em funcionamento e transformadores de energia fora de uso são, respectivamente, incêndios de classe B,C,A;

* O tempo de espera para beber água purificada com iodo é 30 minutos;

* A água da chuva, quando retirada do gravatá, poderá ser bebida imediatamente;

* Na caça, em uma sobrevivência na selva, poderão ser utilizadas armadilhas do tipo arapuca e laços;

* A maneira mais eficiente de se armar as armadilhas é nas trilhas feitas por animais;

* O mínimo de água que se deve tomar para sobreviver na selva é de½ litro;

* Todas as cobras podem servir como alimento, exceto a cobra do mar;

* Dentre os peixes de rio, o que é considerado mais perigoso é ocandiru;

* A arraia é um peixe fluvial que possui um ferrão bifapeado, com aspas retorcidas em forma de punhal; 

* Em um pouso forçado no mar, tendo abandonado a aeronave, os sobreviventes deverão manter-se relativamente afastados da aeronave, até que ela afunde, e, se estiverem dentro do bote, deverão utilizar toldo de proteção lateral, dossel de cobertura e vestimenta que cubra todo o corpo;

* Em uma sobrevivência no mar, as vísceras dos peixes ou aves capturados e abatidos servirão como isca para pesca;

* Em uma sobrevivência no mar, a quantidade mínima de água que o sobrevivente necessita por dia, para manter-se em forma, é mais ou menos 500ml;

* A biruta d´água é usada na sobrevivência no mar para manter o bote próximo ao local do acidente, retarda a deriva da embarcação e deve-se ter o cuidado de utilizá-la verificando que não fique presa em alguma parte da aeronave;

* O corante de água é um recurso utilizado para se fazer sinalizaçãoapenas durante o dia;

* A umidade do bote salva-vidas poderá danificar bússolas e relógio;

* O maior problema que um sobrevivente enfrenta em uma área gelada está relacionada com manutenção da temperatura corporal;

* Após um pouso de emergência na selva, várias ações deverão ser executadas imediatamente e simultaneamente. Para melhor organização dessas ações, um tripulante, como responsável, deverá assumir o comando e distribuir as tarefas;

* Para sobrevivência na selva, logo após o pouso, uma série de medidas devem ser tomadas. Prioritariamente deve-se adotar:primeiros-socorros, acionamento do radiofarol e preparação de equipamentos de sinalização;

* O radiofarol localizador, modelo rescue 99, é alimentado por uma bateria ativada por água;

* Na jornada pela floresta, usando a bússola retirada da aeronave, mapas ou cartas, não se deve esquecer de remover da bússola, os ímãs de compensação;

* As regras básicas para a utilização de recursos de sinalização, em uma sobrevivência na selva, são: com exceção do rádio transmissor, conservar os demais para quando se ouvir ou avistar uma aeronave ou embarcação;

* As marchas deverão ser iniciadas pela manhã e interrompidas para acampar às 15 horas;

* Usa-se o soro anti-crotálico contra veneno de cobra cascavel;

* A coral é um tipo de cobra da família elapidae que vive em buracos e sombras e preferem caçar à noite, sendo responsável por 1% dos acidentes.

10 comentários:

Anônimo disse...

@samirnuman - Muito bom ótimo ótimo!

Unknown disse...

AMEI!

Rafael Arnoni disse...

Demais, meu querido! Teu blog é show de bola! :P

Rafael Arnoni disse...

Só uma dúivda enquanto estou lendo. A retenção não é abdominal, ao invés de ventral??

Anônimo disse...

nossa... esse resumo me ajudou muitoooooo... adoreiiiii...

Ariane disse...

Você e um amor adooooooooooorei muito este resumão era tudo que eu precisava,bjos

Anônimo disse...

AI SIM HEIM ISSO ME AJUDOU MUITO NASC AULAS DO REGIS

Anônimo disse...

nossa muito bacana adorei viu

Anônimo disse...

Show

Anônimo disse...

Corrigindo: "A ÁGUA DA CHUVA, QUANDO RETIRADA DO GRAVATÁ: DEVERÁ SER COADA E PURIFICADA", de acordo com a ANAC.

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